O Projecto Piajio

Piajio associação para outraStradas

A Piajio é uma saga de reflexão e criação sobre o talento vivo das pessoas e dos seus possíveis encontros, tendo como cenário um país   em época de mudança social-económica e a sua herança cultural.

O início da criação da Piajio, em 2001, coincide com altura em que o país inicia uma transformação económica provocada pela entrada do euro no sistema financeiro, neste processo o novo sistema impõem-se rapidamente e tende a obliterar, referências culturais e afectivas. Neste contexto a Piajio avança com a urgência de reconquista sobre a herança sócio-cultural de uma população e reconhece como matéria-prima a memória colectiva de um país em transição. Atenta à actualidade, com a premência de descodificar problemáticas correntes e acordar consciências, parte em busca da reinvenção de uma identidade portuguesa arredada do postal turístico.

A Piajio procura um glamour popular no qual a estética é consequência de uma reflexão e da sua ética, distanciada de tendências que esvaziam conteúdos.

SUBÚRBIOS/PERIFERIAS

Com base na margem sul e a consciência de que a descentralização não é mais que a afirmação e o desenvolvimento de novos centros, a Piajio pretende continuar a revelar  sua reinterpretação dos subúrbios e a valorização dos mesmos, ao afirmá-los enquanto poderoso terreno de fronteiras entre o urbano e rural entre economias, entre culturas, entre artes…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

four × 4 =